quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Internet e Educação: uso de comunidades virtuais como apoio ao processo de ensino aprendizagem


A internet hoje permeia toda atividade humana, seja ela, social, profissional, familiar. Está presente em inúmeras ações que realizamos no dia a dia ou as subsidiam. Com ela, tudo se torna próximo e possível.

Não podemos ignorá-la, ao contrário, devemos tomá-la ao nosso favor: fóruns, e-mails, grupos de discussões dão novo ares aos relacionamentos; bancos online, quiosques de pagamento e consultas facilitam nossas tarefas cotidianas; intranet e externet agilizam as relações financeiras e profissionais.

Na educação, o seu uso é indispensável, pois o educador pode proporcionar um "mundo" aos seus alunos, que aliado a aplicativos diversos, como planilhas, editores de texto, gráficos, slides de apresentação, enriquecem as aulas e facilitam o processo de ensino aprendizagem. Basta buscar e aprimorar seus conhecimentos nesse mecanismo de informação.

Somos seres, naturalmente, sociais. Viver em redes é uma necessidade do mundo atual que nos leva a nos aproximar dos demais, que possuem os mesmos interesses que os nossos, para fins diversos: entretenimento, diversão, encontros, profissão, estudos etc.

As redes sociais atendem a esses interesses na medida que, através de seus recursos, conseguem fazer essa integração e atender a essa necessidade do século XXI.

Penso que o uso das redes sociais com fins pedagógicos na educação pode ser um grande aliado do professor, pois proporciona interatividade, diversificação, modernidade que motivam os alunos, favorecendo o aprendizado. O professor pode, por exemplo, para reforçar o ensino de "Sonetos", fazer uma postagem de um soneto, com questionamentos sobre ele, para a participação dos alunos; pode também criar grupos para trabalhar a disciplina na sala de aula; postar links e vídeos interessantes onde os alunos podem mostrar sua opinião.

Enfim, são inúmeros as formas de utilização das redes sociais como recurso pedagógico. Cabe ao professor conhecê-lo para se apropriar de suas ferramentas e usá-las de forma a facilitar o processo de ensino aprendizagem.