quinta-feira, 30 de julho de 2015

Avaliação de Software Educacional e Objetos de Aprendizagem

Avaliação do software educacional "Quadrado mágico" do repositório A magia dos números.


Avaliador:
Rosilene Supriano de Jesus Rosa
Nome dosoftware:
Quadrado mágico
Objetivos educacionais:
Desenvolver o cálculo mental e o raciocínio. Catalisar o gosto pela matemática e auxiliar o treinamento das operações numéricas.
Acesso:
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/quadrado/index.html
Classificação (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Apresentação
0
Consulta
0
Pergunta/resposta
3
 O usuário deve descobrir o número que falta, sabendo que a soma por linha, por coluna e por diagonal principal dá sempre o mesmo valor. Em seguida, ele é informado do erro ou acerto.
Tutor inteligente
0
Construção
0
Jogo
0
Simulação
0
Micromundo
0
Programação
0
Comunicação
0
Cooperação
0
Usabilidade (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Presteza
3
O ambiente é bem simples e de fácil entendimento.
Agrupamento
3
O agrupamento dos elementos é bem simples.
Feedback imediato
3
feedback para as ações do usuário é eficiente, rápido e preciso.
Ações explícitas
3
O ambiente só faz aquilo que lhe foi solicitado. 
Controle do usuário
3
O usuário detém o controle do ambiente por meio do mouse ou teclado.
Consistência
3
Ambiente fácil de aprender por ser previsível e homogêneo. 
Significado
3
A atividade proposta é bem clara e de fácil entendimento.
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Lembrar
1
A repetição da atividade pode favorecer a memória da conta realizada
Entender
3
Ajuda a entender que o número a ser descoberto é o que falta para que o resultado seja o mesmo da soma dos números da soma por linha ou coluna.
Aplicar
3
Permite aplicação direta dos componentes das operações numéricas.
Analisar
3
Exige a análise que o número a ser descoberto é o que falta para que o resultado seja o mesmo da soma dos números da soma por linha ou coluna.
Avaliar
0
Criar
0

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