Tudo que vimos até hoje nesse curso de pós graduação em
Informática na Educação vêm mostrar as Tecnologias de Informação e Comunicação –
TICs como aliada do professor no processo de ensino aprendizagem. Conhecemos softwares,
objetos, novas metodologias (como o mapa conceitual), projetos de aprendizagem
e comprovamos, principalmente, quando já tivemos a oportunidade de as
utilizarmos em nosso trabalho, o quanto são úteis à Educação.
Fomos apresentados ao Projeto de aprendizagem – PA e
vimos que através dele os alunos possuem mais autonomia, pois é desenvolvido
para atender a um interesse demonstrado por ele, a partir do momento que o
conhecimento a ser apresentado, torna-se para ele significativo. Isso acontece
quando ele é despertado para isso, ou seja, quando são propostas atividades que
estejam próximas à sua realidade, de forma que tenham motivação em conhecê-lo
melhor por ser algo que gostam. Dessa forma, um PA passa a cumprir uma função educativa.
Fomos motivados a, em grupo, desenvolver um PA sobre
temas pré-definidos. Nosso grupo optou pelo tema no escopo da Língua portuguesa.
O grupo é formado por duas professoras (uma delas dá aulas de literatura), uma pedagoga
e uma bibliotecária. Procuramos aliar o conhecimento e as afinidades de experiência
para o desenvolvimento do PA.
O tema do nosso PA foi o “Uso das TIC’s na mediação entre
alunos e literatura. A questão que norteou o trabalho foi “Como derrubar a
barreira que os alunos possuem em relação à Literatura e sua leitura?”. Dividimos
as tarefas e as executamos. O resultado será apresentado no dia 07 de novembro
na aula presencial do curso.
Uma ferramenta que nos ajudou no desenvolvimento do PA foi
o mapa conceitual. Por conceito, ele faz a representação das relações
significativas entre os conceitos de forma hierárquica, ou seja, parte do
princípio de um conhecimento que faz parte do outro ou complementa o outro,
ajudando a assimilá-lo. Isso facilitou o nosso entendimento e deu mais clareza
ao que estávamos desenvolvendo. Além disso, criamos uma animação no software
Scratch representando nosso tema. A animação mostra algumas barreiras que
desmotivam a leitura de Literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário